Cinquenta Tons de Jared Leto
- imarcossouza
- 15 de dez. de 2014
- 9 min de leitura
O ator americano, vocalista da banda 30 Seconds to Mars, é muito mais que um rostinho bonito. Sua história de vida é interessantíssima, assim como sua carreira cinematográfica que está recheada de ótimas atuações. Infelizmente quando se fala em Jared Leto, as pessoas notam primeiro a sua beleza, e depois falam sobre sua carreira como cantor. Mas esquecem-se de comentar sobre seu talento como ator, que não é pouco, diga-se de passagem. Subestimado por ser cantor de banda “teen“, ele surpreende demais nas telonas.

1994: My So-Called Life - Temporada 1
SOBRE A SÉRIE
My So-Called Life (Minha Vida de Cão, no Brasil, que foi exibida pelo Multishow) é uma série televisiva norte-americana criada por Winnie Holzman e exibida originalmente nos Estados Unidos de 25 de agosto de 1994 a 26 de janeiro de 1995. Foi cancelado em 15 de maio de 1995 (24 dias depois do meu nascimento) devido a sua baixa audiência, após 19 episódios. No entanto, desde então a série tem ganho um status cult. Conhecida por usar metáforas para desenvolver a história, esta inovadora série é

muitas vezes considerada por ter sido "demasiado inteligente para TV". O seriado foi louvado por seu retrato fiel à adolescência e pelos comentários astutos de sua personagem principal, Angela. Aquela coisa... "Só faz sucesso depois que morre".
My So-Called Life lidava com temas sociais importantes do início dos anos 90, como abuso infantil, homofobia, alcoolismo na adolescência, não ter um lar, adultério, bullying, censura e uso de drogas. Muitos seriados da época abordavam esses problemas num episódio especial, no qual ele era introduzido no começo e concluído no fim, mas em My So-Called Life tais temas faziam parte do enredo e estrutura narrativa da série. O título é, por si, uma alusão à insignificância sentida por muitos adolescentes.
JARED NA SÉRIE
Basicamente, ele era um bad boy (na linguagem atual, filhinho de papai) e o objeto de desejo da protagonista (e até hoje é de milhares de meninas e mulheres pelo mundo).
Aqui tem um trechinho da atuação dele no 12º episódio da série, que inclusive, tem a participação do irmão, Shannon Leto. Olha só:
1995: Colcha de Retalhos
Este filme foi a estréia do nosso querido Jesus no cinema. Exatamente! Foi o primeiro filme dele, onde teve que interpretar Beck (sugestivo, não?), um papel bastante pequeno, mas importante. O filme é cheio de histórias costuradas que nos trazem um drama incrível.
1996: Tempos de Rebeldia
Um jovem não sabe que rumo seguir na vida e sua família não ajuda muito, já que seu pai é um ator dedicado e sua mãe acredita ser descendente de uma família nobre da Irlanda. Apesar de tudo, ele tenta impressionar duas garotas, mas com tudo isso, sua missão fica meio complicada. Ricci de “A Família Addams” e Byrne de “Adoráveis Mulheres” estão no elenco deste filme, ao lado de Jared.
1997: Prefontaine - Um Nome sem Limites
Neste filme, Jared é protagonista (pigarreia). Ele dá vida á Steve Roland Prefontaine, um jovem especialista em corridas de longa distância. Nasceu em 1951, no Oregon, bateu alguns recordes, ganhou medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Cáli, em 1971, e estava na luta para a vitória nos Jogos Olímpicos de 1972, quando uma tragédia interrompe sua carreira de atleta. O orçamento do filme foi de 8 milhões de dólares. O filme é baseado numa história real.
1997: "Um Assassino à Solta", como Lane Dixon

1998: Lenda Urbana
Jared foi um dos personagens principais neste longa que conta a história de uma série
de crimes inspirados em assassinatos do passado que assolam uma localidade. Dá pra levar bons sustos e o suspense é ótimo também. O filme teve duas sequências; Urban Legends: Final Cut, lançado em 2000, e Urban Legends: Bloody Mary, lançado em 2005.
1998 Basil: Amor e Ódio, como Basil
1998: Além da Linha Vermelha
Jared faz o papel do Segundo-Tenente Whyte, que morre após uma emboscada em uma missão numa ilha japonesa.
1999: Garota Interrompida, como Tobias Jacobs
1999: Preto e Branco, como Casey
1999: Clube da Luta
Quando Tyler está discursando no clube da luta, ele olha diretamente para o personagem de Jared Leto quando ele menciona estrelas de rock.

No ano que precedeu o lançamento do filme, Jared Leto formou a atual banda “30 Seconds To Mars”, que já conta com disco de platina.
Jared ensaiando as cenas de luta para o filme, onde fez o papel de Angel Face:
2000: Réquiem para um Sonho
Jared passou a ser conhecido mundialmente por este filme, que confesso estar entre meus favoritos. “Requiem for a Dream” é um dos filmes mais brilhantes (atuais) que já vi. Na trama ele interpreta um jovem viciado em drogas que tem a sua vida revolucionada pelo uso das substâncias. Para interpretar “Harry“, Jared perdeu 20 quilos e chegou a negar sexo à sua namorada (Cameron Diaz, na época) para não ganhar massa muscular. Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheias de sonhos. São poucos filmes que me abalaram tanto quanto este, e poucas atuações que me impressionaram tanto.
SINOPSE
Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro. Já Sara, mãe de Harry, viciada em assistir programas de TV. Até que um dia recebe um convite para participar do seu show favorito, o "Tappy Tibbons Show", que transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se tornar uma viciada neste medicamento.
2000: Psicopata Americano
O filme causou muita polêmica nos Estados Unidos na época de seu lançamento, devido às suas fortes cenas de violência. E mais uma vez, Jared morre, desta vez na pele de Paul Allen.
Veja a cena em que Patrick Bateman mata com um machado (?) Paul Allen:
2002: O Quarto do Pânico
Este filme é um dos meus preferidos do Jared. Não só por ele, mas pela Kristen Stewart também. Enfim. Assistam. E já adiantando a decepção de vocês, o personagem dele, Junior, morre. Só pra não perder o costume.
2004: Alexandre
Foi nesse longa que Jared encarou um desafio: o de interpretar Hephaestion, o par amoroso de Alexandre, interpretado por Colin Farrell. Mais tarde, em entrevista, Colin referiu que Jared fazia qualquer homem duvidar de sua heterossexualidade, devido sua genial interpretação. Um filme que gerou polêmica, além de homofobia, por retratar a homossexualidade de Alexandre, ou apenas sua liberdade sexual. O que é de se espantar, sendo que um pouco de conhecimento é o suficiente para lembrar que homens da civilização grega tinham costume de se relacionar com outros homens, e isso era bem aceito na sociedade da época. Tanto que Hefestion foi um grande amor na vida de Alexandre, segundo inúmeras fontes. O filme apenas foi lá e retratou o que realmente acontecia e ficava encoberto entre os panos. Preciso falar o que acontece com o Jared no filme?
Aqui é um resumo do personagem dele no filme:
2005: O Senhor das Armas
Neste filme, Jared contracenou com Nicolas Cage e desempenhou o papel de Vitaly Orlov, um dos personagens principais da trama que conta a história de Yuri Orlov, um traficante de armas que realiza negócios nos mais variados locais do planeta. Estando constantemente em perigosas zonas de guerra.
2006: Os Fugitivos
Final dos anos 40. Jared faz papel de Raymond Fernandez, junto com Martha Beck (interpretada por Salma Hayek). Eles são um casal de serial killers e são conhecidos como "Lonely Hearts Killers". O plano era simples: fraudavam e matavam viúvas de guerra, que responderam anúncios de jornal nos quais Ray se descrevia como um amante latino. Ironicamente, ele conheceu Martha desta forma, mas quando se encontraram foi amor à primeira vista, talvez por ambos gostarem de sexo intenso e dinheiro fácil.
2008: Capítulo 27 - O Assassinato de John Lennon
Mais uma vez como o protagonista, Jared interpreta o assassino de John Lennon. Drama biográfico que descreve a vida de Mark David Chapman, momentos antes de ele se tornar mundialmente conhecido como o assassino do Beatle John Lennon. Chapman atirou em Lennon em frente ao apartamento do músico (o edifício Dakota) em Nova York, em 8 de dezembro de 1980. Jared ganhou quase 30 quilos para interpretá-lo, mas recuperou seu peso normal em semanas. Entretanto, o sacrifício rendeu-lhe problemas. Por causa da perda radical de peso com o término das gravações, Jared foi diagnosticado com gota. Jared se mostrou tão interessado em viabilizar o projeto, atuando também como produto executivo. Na época, em 2007, foi a primeira vez em que ele atacou nessa área.
SINOPSE
No dia 8 de dezembro de 1980 morria o cantor John Lennon. Para a surpresa do mundo, um homem casado, sem antecendentes criminais, disparou cinco tiros contra o ex-Beatle, na porta do edifício Dakota, onde morava em Nova York. O que se passou na cabeça de Mark David Chapman (Jared Leto) nos três dias que antecenderam o crime? Por que sua mente ficou abalada de uma hora para outra e qual seria a verdadeira conexão do assassino com o livro "O Apanhador no Campo de Centeio", encontrado com ele?
2009: Sr. Ninguém
Um dos filmes mais “poéticos” de Jared. Em um futuro não muito distante, ano 2092 pra ser mais exato, Nemo Nobody, interpretado por Jared Leto, (protagonista, claro) tem 118 anos e é o último mortal a conviver com as pessoas imortais. Durante esse período, ele relembra os seus anos, paixões e deslumbres. A maquiagem feita para interpretar Nemo deixa Jared irreconhecível. O filme mostra várias fases de sua vida, e nos transporta para um mundo de fantasia, de onde eu particularmente quase nem quis sair. Foi o último filme que ele fez antes de se dedicar totalmente ao Thirty Seconds to Mars.
2012: Artifact
Esse documentário é envolvente, emocionante e divertido demais. Você entente como a indústria fonográfica funciona, além de se sentir mais íntimo dos meninos da banda. O Artifact registrou um momento muito difícil da carreira dos integrantes do 30 Seconds to Mars.
Durante a gravação do álbum This is War, a banda resolveu documentar o processo de gravação, no entanto, foi nesse período que receberam a notícia de que estavam sendo processados em 30 milhões de dólares pela EMI, sua própria gravadora.
Além de registrar a construção do álbum, o filme examina o estado atual da indústria da música, enfocando as relações entre as grandes gravadoras e seus artistas. Conta também como e quanto as gravadores perderam com a distribuição digital, além de um breve histórico dos três companheiros de banda e a participação de outros artistas, como Chester do Linkin Park.
Trailer:
2013: Clube de Compras Dallas

Um dos filmes mais destruidores de 2013, que conta a história de Ron Woodroof, um eletricista heterossexual de Dallas que foi diagnosticado com AIDS em 1986, durante uma das épocas mais obscuras da doença. Embora os médicos tenham lhe dado apenas 30 dias de vida, Woodroof se recusou a aceitar o prognóstico e criou uma operação de tráfico de remédios alternativos, na época ilegais. Foi impressionante como Jared se doou integralmente ao personagem (coadjuvante) e superou as expectativas do público, mais uma vez emagrecendo absurdamente para o papel. Não sou de julgar um filme pelo Oscar conquistado, mas se teve uma atuação que mereceu a estatueta que recebeu nos últimos anos, foi a de Jared Leto. Que não só levou o Oscar para casa, como levou aplausos de uma multidão.
2016: Esquadrão Suicida

Adivinha quem está no elenco da mais nova superprodução da Warner? Isso mesmo! Jared Leto! E ele vai fazer o papel do Coringa. O filme tá cheio de gente foda: Will Smith, Tom Hardy, Cara Delevingne e Jesse Eisenberg. O filme é sobre a aventura do supergrupo de mercenários (vulgo grupo de vilões) que cometem atos heroicos em troca de diminuir sua pena, – atos esses que incluem trabalhos duvidosos, cujos heróis “de verdade” não fazem porque vão contra suas regras e bom-senso. A previsão de estréia é 5 de agosto de 2016. Vai demorar um pouquinho ainda, mas vai valer a pena ver ele interpretando um dos vilões mais temidos de Gotham.
Depois de todas essas provas de que ele é um ator sensacional, infelizmente ainda existem muitas pessoas que o limitam a sua banda, e até mesmo a sua aparência. Sem nem procurarem saber sobre sua carreira e notarem sua bela interpretação. Jared Leto, é sem dúvidas um dos maiores talentos no cinema “de nossa época”. Suas interpretações são fabulosas, e ele consegue fazer o que muitos atores consagrados nunca conseguiram: roubar a cena nas telonas. Muito além da aparência (para o pesar das inimigas) com seus 42 anos (pasme) ele continua a surpreender no mundo da atuação, interpretando papéis sempre fortes e superando suas próprias barreiras.
Sou muito fã do jared e da sua banda, mas deixando isso de lado, falando dele como ator, o admiro de uma forma que admiro poucos atores atuais, e observo há longos anos seu grande talento, como muitos não conseguem por se ligar aos estereótipos da mídia.
Comments