Preguiça é coisa da sua cabeça
- imarcossouza
- 11 de dez. de 2014
- 2 min de leitura
Cientistas isolaram área do cérebro responsável pela motivação para exercícios. Ideia é usar descoberta no tratamento da depressão

Agora você já tem a quem culpar quando não sente vontade de se exercitar, o que acontece com frequência que eu sei. Cientistas do Instituto de Pesquisa Infantil de Seattle fizeram testes com ratos e conseguiram isolar a área do cérebro responsável pela motivação para praticar exercícios físicos. Estamos falando de uma estrutura minúscula chamada habenula medial dorsal.

Durante a pesquisa, a equipe dividiu camudongos em dois grupos. No primeiro, os neurônios da habenula medial dorsal foram completamente removidos. Os ratos lesionados, embora fisicamente capazes de correr, se mostraram desmotivados e não realizaram nenhuma atividade além do essencial. No segundo grupo, os animais podiam escolher (oi?) entre duas rodadas de exercícios: uma delas era só uma roda comum, e a outra estimulava a habenula medial dorsal (agora você decorou) através de um laser que era ativado sempre que os ratinhos começavam a correr. Como você deve imaginar, eles preferiram a roda que tinha o laser.

Como essa região do cérebro tem função semelhante em humanos, os pesquisadores pretendem usar a descoberta para melhorar os atuais tratamentos para a depressão, já que o exercício é uma das terapias mais eficazes contra a doença. De acordo com Eric Turner, médico responsável pelo estudo, a estimulação elétrica da habenula em um paciente com depressão grave foi bem-sucedida. \õ/ "No entanto, esse é apenas um caso. Nosso trabalho demonstra que a habenula é parte de um sistema de motivação e regulação do humor. Agora, temos que descobrir o resto do sistema. Drogas que agem em neurotransmissores poderiam atuar nessa área, mas isso ainda está além do nosso estudo".
Texto adaptado especialmente para Garoto Colorido da Revista Galileu, Editora Globo, Edição 280, Novembro 2014
Kommentare