top of page

Como proteger fotos íntimas no PC e no smartphone

  • Foto do escritor: imarcossouza
    imarcossouza
  • 3 de set. de 2014
  • 8 min de leitura

Escritório remoto

A segurança de informações pessoais guardadas em computadores e smartphones voltou aos noticiários com o caso da atriz Jennifer Lawrence . Fotos privadas da atriz, incluindo algumas em que ela estava nua, foram parar em sites na internet. A possibilidade de isso acontecer com pessoas famosas é maior, já que elas são alvos naturais para quem quer ganhar dinheiro com chantagem. Mas o vazamento de fotos também pode ocorrer com pessoas comuns que não tomem as devidas precauções. Por isso, resolvi dar algumas dicas de como se proteger de hackers e não sofrer com a exposição pública mundial da sua intimidade.


A primeira e mais eficaz dica para evitar que fotos íntimas parem na internet é simplesmente não tirar fotos íntimas. Mas, por diversos motivos, muitas pessoas não seguem essa orientação. Nesses casos, algumas medidas podem aumentar a segurança das fotos e dificultar a vida de quem quer acessá-las sem autorização. Confira as dicas:


Evite clicar em links desconhecidos.


Evite salvar conteúdo sensível em serviços de nuvem.


Tenha prudência ao enviar arquivos comprometedores a outras pessoas.

O “revenge porn”, quando um ex-companheiro divulga na internet fotos e vídeos íntimos da parceira, não atinge somente as celebridades e é mais comum do que se possa imaginar.


Guarde as fotos na internet

Em vez de deixar as imagens no HD, use um serviço de armazenamento remoto para guardá-las. Assim, mesmo que alguém tenha acesso ao PC, só terá acesso às imagens se souber o serviço de armazenamento usado e a senha. Algumas opções de serviços de armazenamento são o iG Backup ,Google Drive, Dropbox e SkyDrive.


Proteja pastas no PC e no celular

Se preferir guardar suas fotos no computador, use um programa para proteger a pasta em que elas estão.

Esse cuidado também deve ser feito no smartphone. Há no mercado alguns programas que protegem as fotos guardadas em smartphones com senha. Para iPhone, os programas que protegem pastas podem ser encontrados na seção Utilidades da App Store. Entre eles estão o Pasta Segura e o Sua Pasta Secreta. Para Android, existem várias funções, disponíveis na loja de aplicativos Google Play.


Veja abaixo softwares para proteger arquivos:


  • Private Gallery - Encrypt Photo é opção para proteger fotos em smartphones com sistema Android.

  • Folder Lock (R$ 80) é um software pago é fácil de usar e protege arquivos e pastas com criptografia.

  • TuneUp Utilities 2012 permite apagar pastas a partir do Windows Explorer.

  • Eraser permite programar horário para apagar arquivos.

  • Easy File Locker é opção grátis e básica para proteger arquivos no PC.


Os mais conhecidos:

  • PSafe Total: o app de segurança disponível para Android tem função Cofre. Com o recurso, fotos e vídeos estão seguros contra invasão de hackers. Além disso, é possível também bloquear, mediante uma senha, aplicativos como WhatsApp, SMS e Agenda, garantindo a privacidade dos usuários mesmo quando o smartphone já está destravado.


  • Vaulty - Android

Esse app oferece uma galeria privada que fica totalmente escondida da galeria principal. É só transferir as fotos e vídeos que deseja manter seguros e bloquear o aplicativo com uma senha de texto ou apenas números. O mais legal e único do "Vaulty" é que na versão Premium do app, há um recurso para o caso de algum fofoqueiro tentar bisbilhotar a sua galeria secreta. O aplicativo acessa a câmera frontal do telefone e tira fotos pra você saber quem é o intruso.

O app também disponibiliza uma ferramenta de backup para seus vídeos e imagens ocultas, que é bem útil caso você fique sem o telefone. Mas para utilizar, é necessário pagar a assinatura armazenamento em nuvem do app. Porque as melhores coisas custam dinheiro, né, galera! Não tem jeito.


  • Private Photo Vault - iOS

Para manter a privacidade e se proteger, o aplicativo ajuda a gerenciar suas fotos fornecendo os recursos necessários pra guardar suas fotos pessoais. Na verdade, ele é gratuito e tem funcionalidades bem básicas. Você pode criar álbuns e importar/exportar fotos e vídeos a partir da interface própria do app e colocar senhas para cada diretório.


Evite senhas óbvias

De nada adianta usar serviços na nuvem ou programas de proteção se a senha usada for fácil demais. Evite senhas com números sequenciais ou repetidos, nomes de parentes, números de telefone ou datas de nascimento. Essas informações são fáceis de serem obtidas ou adivinhadas.

Entre as dicas para criar senhas mais fortes estão alternar números, letras maiúsculas e minúsculas e usar caracteres especiais ($, @, !, #, & e outros). Também é uma boa ideia usar várias senhas. Assim, caso um hacker consiga uma senha de um determinado serviço, ela não servirá para permitir o acesso a outros.


Não guarde fotos no Facebook ou no e-mail.

Em tese, o Facebook pode ser usado para guardar fotos particulares. Basta transferir as fotos e marcá-las como privadas. O problema é que, por padrão, as fotos publicadas são vistas por todos e é fácil se confundir ao transferir a imagem.

Além disso, fotos guardadas em redes sociais podem ser afetadas por falhas no sistema, como a que permitiu a divulgação de fotos privadas de Mark Zuckerberg. Por essas razões, não é uma boa ideia usar o Facebook ou outra rede social para guardar fotos privadas.

Serviços muito populares de e-mail estão entre os primeiros alvos de hackers que querem informação sobre uma pessoa. Com o nome de uma pessoa em mãos, muitos criminosos obtêm o endereço de e-mail a partir de tentativa e erro. Por isso, não é uma boa ideia usar um serviço de e-mail para guardar cópias de fotos íntimas.


Evite guardar fotos em pen drives.

Pen drives são pequenos, fáceis de perder e esquecer. Por isso, é uma má ideia andar por aí com um pen drive com conteúdo privado.

Mantenha um antivírus atualizado.

A forma mais comum que hackers usam para ter acesso a PCs é por meio de vírus. Na maioria dos casos, o internauta é induzido a clicar em um link malicioso, que contamina o computador. A forma mais eficaz de evitar esse tipo de problema é manter um antivírus atualizado, além de evitar clicar em links suspeitos ou enviados por estranhos.


Para apagar as fotos ou vídeos, use um destruidor de arquivos.

Mesmo quando são apagados da Lixeira, arquivos permanecem no disco rígido e, em alguns casos, podem ser facilmente recuperados com programas de recuperação de arquivos.

Por isso, para apagar um arquivo de vez o melhor é usar um programa de destruição de arquivos. Algumas opções para fazer isso são TuneUp Utilities 2012 , Eraser Portable e File Shredder . Antes de apagar os arquivos, esses programas "embaralham" os bits que compõem o documento. Assim, a recuperação do arquivo com ferramentas comerciais fica praticamente impossível.


Antes de mandar para assistência, apague seus rastros.

Se o seu computador deu problema, tenha o cuidado de remover fotos e outras informações pessoais antes de enviá-lo para uma assistência técnica. Faça cópias de arquivos pessoais e apague o que for necessário usando um destruidor de arquivos (detalhado na dica anterior).

Apague também todo o histórico de navegação de seu browser. O caminho varia dependendo do navegador, mas os controles de privacidade costumam ficar sob o item Ferramentas ou Opções.


Encerro por aqui a postagem sobre como se proteger de hackers e manter seus arquivos salvos com segurança. Qualquer dúvida, mandem nos comentários ou nas redes sociais! Agora eu irei falar sobre famosos que tiveram a privacidade invadida e exposta.


O último caso de fotos íntimas de famosas publicadas na internet traz uma questão: até que ponto nossos gadgets são realmente seguros? Ao que tudo indica, um hacker aproveitou-se de uma brecha de segurança muito simples no iCloud (serviço de armazenamento de imagens da Apple), pelo menos 23 celebridades norte-americanas tiveram suas fotos vazadas. São atrizes como: Jeniffer Lawrence, Kirsten Dunst, cantoras como Ariana Grande, Selena Gomez e celebridades Olivia Munn e Bar Rafaeli. O responsável pelas imagens afirma que teve acesso a mais de 90 celebridades e promete fazer a divulgação das mesmas com o depósito de Bitcoin.


Item essencial nos smartphones, a câmera pode se tornar a vilã se o usuário não tiver prudência ou não tomar o cuidado necessário. De Scarlet Johansson a Rihanna, confira uma lista de celebridades que já tiveram a privacidade exposta na web:


Carolina Dieckman

O caso de maior repercussão no Brasil ocorreu em 2012, quando mais de 30 fotos - algumas delas completamente nua - da atriz Carolina Dieckman foram parar na internet. A investigação concluiu que o e-mail da atriz foi invadido após ela clicar em um link malicioso. Três homens foram presos e um menor apreendido após operação da polícia.

A repercussão foi tanta que chamou a atenção do governo. Em caráter de urgência foi votada a Lei 12.737/2012, apelidada de Lei Carolina Dieckman . O texto prevê como crime a invasão a computadores e smartphones.


Scarlet Johansson

A atriz norte-americana Scarlet Johansson foi outra vítima que causou bastante alvoroço nas redes sociais. Uma conta no Twitter postou duas fotos com Johansson em poses comprometedoras tiradas de um smartphone em frente ao espelho, e rapidamente alcançou os Trending Topics. Christopher Chaney, acusado de hackear o computador da atriz, foi condenado a 10 anos de prisão.


Demi Lovato

Se ter a intimidade exposta uma única vez é ruim, imaginem duas. Demi Lovato teve fotos íntimas expostas em duas ocasiões. Na primeira, em 2013, foi oferecido ao site Radar Online um pacote com mais de 20 imagens em que a musa teen aparece de topless e em poses comprometedores. Na segunda, em abril deste ano, a cantora aparece com o namorado, Wilmer Valderrama, na cama. Até hoje não foi descoberto como as fotos da cantora foram parar na internet.


Caio Castro

Outra celebridade que teve a intimidade exposta duas vezes foi o brasileiro Caio Castro. Nas duas fotos o ator aparece nu de frente ao espelho. A primeira, de junho de 2012, não há dúvidas que seja Caio. Já a segunda, publicada primeiramente por um colunista de um grande jornal carioca, foi desmentida pela assessoria de imprensa do ator.


Paris Hilton

Polêmica e Paris Hilton parecem andar de mãos dadas. Em 2004, um vídeo onde a socialite aparece fazendo sexo foi parar na internet. Engana-se quem acredita que um hacker pervertido foi o responsável. O crime foi cometido por Rick Salomon, até então namorado de Hilton.


Miley Cyrus

A eterna Hannah Montana também teve fotos vazadas onde aparece em poses sensuais. Em 2012, onde Miley aparece em uma banheira foram divulgadas na internet. As imagens teriam sido feitas para serem enviadas a Liam Hemsworth, até então noivo da popstar.


Murilo Rosa

Murilo Rosa é outro brasileiro que entra na lista de famosos com intimidade exposta na internet. Em março deste ano, o mesmo colunista carioca publicou imagens onde o ator aparece completamente nu em um vídeo no Skype.


Vanessa Hudgens

Outra vítima que teve fotos vazadas mais de uma vez foi a musa teen Vanessa Hudgens. A atriz teve seu smartphone hackeado e fotos que seriam para seu namorado Zac Efron foram parar na internet. Nas imagens, Hudgens aparece completamente nua.


Rihanna

Rihanna nunca foi considerada uma pessoa puritana. Entretanto, a privacidade da cantora tinha que ser preservada. Em 2009, a popstar teve seu smartphone invadido e fotos onde a celebridade aparece nua e em poses sensuais pipocaram pela internet.


Kim Kardashian

Outra vítima do ex-companheiro, Kim Kardashian teve um vídeo vazado onde aparece fazendo sexo. O culpado pelo escândalo foi o rapper Ray J, que era casado com socialite. Até hoje o caso de Kardashian é o um dos mais lembrados em relação à intimidade exposta na internet devido às proporções que tomou.


 
 
 

Comments


Siga e curta
  • YouTube cinza limpo
  • Facebook Limpa Cinzento
  • Tumblr Limpa Cinzento
  • Instagram Limpa Cinzento
  • Twitter limpa Cinzento
Tags

Pesquise

Por onde eu ando?

Indicação de Vídeo

Arquivo

Quer se tornar um parceiro? Entre em contato comigo através de alguma rede social, e eu irei responder você o mais rápido possível, e em pouco tempo você irá aparecer aqui! 

PARCEIROS

  • Instagram Preto Redonda
  • Facebook preto redondo
  • Twitter preto redondo
  • Tumblr preto redondo

© Versão 2015.1 por Garoto Colorido. Editado por Marcos Souza, criador e dono do site. Todos os direitos reservados.

bottom of page